PORTUGAL - Conhecendo Lisboa e Cascais

A viagem ao Algarve foi excelente! Voltamos num domingo de eleição e o nosso primo, português, fez questão de voltar e votar mesmo não sendo obrigado (se fosse no Brasil, a maioria das pessoas ia preferir curtir mas um dia naquela praia maravilhosa! Achei o máximo ele fazer questão absoluta de votar! Vamos aprender com eles, hein).
Decidimos explorar a parte mais turística de Lisboa e pegar o "bondinho do terror" conforme meu esposo o apelidou...o jeito mais fácil de chegar a alguns dos pontos turísticos de Lisboa, o problema é que as ruas são estreitas e o bonde vai "a milhão", parece uma montanha russa! Outro problema foram os batedores de carteira, como esses bondes são frequentados por turistas, também são frequentados por ladrões que fazem pequenos furtos durante a viagem, há até uma placa indicando para tomar cuidado. Pudemos perceber que trata-se sempre do mesmo grupo de pessoas... daí o apelido "bonde do terror"...
 Nossa primeira parada do bonde foi na feira da Ladra...confesso que o lugar é bem esquisito e pode-se achar de tudo! Os portugueses (ou não) montam barracas ou apenas estendem um pano no chão para expor seus produtos, e tem cada produto...lá pode-se achar desde caneta BIC velha a EUR1 até produtos eletrônicos de última geração...tinha LP, toca discos, porcelana, roupa usada, roupa nova, enfim, tudo que você puder imaginar e também aquilo que você não pode imaginar... tem algumas coisas baratas, que até valem a pena (sandálias por EUR5,00 por exemplo, comprei uma rasteirinha lá), mas o local parece ser perigoso e, por mais que soubéssemos que o nível de assaltos na Europa é super baixo, estamos acostumados demais com o Brasil e ficamos com medo...
Depois da feira da Ladra subimos até o Castelo de S. Jorge, um castelo em plena cidade, rodeado de casinhas  e lojinhas...os arredores do castelo parece um cortiço.
Subimos a, mais uma vez, me encantei com a paisagem do castelo, aquelas pedras medievais, aquele "clima"...achei lindo e me renderam mais belas fotos!
De lá descemos até a praça da Figueira pelo bairro de Alfama... achei o bairro super interessante, com suas casinhas pequenas, becos para tudo quanto é lado, cortiços, tudo que se espera de Portugal, como nossos patronos!
Chegamos à praça da Figueira e comemos umas besteiras no mercado, de lá fomos para o Chiado, conhecer o Elevador de Santa Justa... O Chiado possui inúmeras lojas de souvenir, lojas de roupa, bancos e, muitas, muitas pastelarias, onde podemos encontrar os mais famosos doces de Portugal...Tinha "patas de veado", "baba de camelo" e, claro, "pastéis de nata" (não tão bons quanto os de Belém, mas também eram excelentes).
Subimos até uma parte do elevador, mas estava muito cheio e tinha que pagar um absurdo para ir ao topo, decidimos não subir...não me arrependo, a vista já era linda de onde estávamos...
Eu amei o bairro Chiado (tanto que voltei lá umas 2 vezes)...
No outro dia fomos à Cascais pela manhã, pois o Washington ainda não tinha conhecido, estava bem frio por isso não deu para pegar aquela praia, passeamos pelo centrinho de Cascais (que aliás, é uma graça), almoçamos e eu comi Bacalhau...um bacalhau totalmente diferente, quase fresco, grelhado...uma delícia! De entrada serviram um queijinho branco dentro de um potinho de iogurte que também achei uma delícia! Nas portas dos restaurantes é possível escolher seu peixe ou crustáceo ainda vivo (lagostas enormes)... foi gostoso com as crianças, apesar de não irmos p/praia.
A tarde voltamos ao Chiado, passamos na Cervejaria Trindade e tomamos cerveja (eles tem vários tipos) e comemos um "prego" (pão com bife), achei o prego meio sem graça, mas é famoso...rs...depois tiramos umas fotos em frente ao Convento do Carmo (que estava em reforma) e voltamos para casa, pois no outro dia íamos ao Porto e o trem saía cedinho.

DICAS PASSEIO DE 1 DIA EM LISBOA - CENTRO
IMPERDÍVEL:

- Castelo de São Jorge
- Cervejaria Trindade (prove o prego)