PORTUGAL - São Bento

Bom pessoal, este post não tem como objetivo dar dicas sobre Portugal, mas apenas relatar um dos passeios mais divertidos que fizemos por lá com as crianças...
Fomos à Fazenda São bento (uma fazenda de família), na qual há um espaço absurdamente enorme para plantio da cortiça. Não é um ponto turístico, mas vale a pena ser comentado no blog...
A fazenda em si possui várias pequenas casas e um casarão datado de séculos atrás, uma capela, uma piscina, um parquinho, vários ninhos de garça, uma garagem cheia (sem exageros) de motos de todos os tamanhos, triciclos, jetskis entre outros...fica há poucas horas de Lisboa, e foi fantástico levar as crianças.
Primeiro um pouco do casarão: tinha uns 5 quartos, com mobília antiga, guarda-roupas antigos, todos de madeira... percebi 2 banheiros com banheira... a sala era enorme, com uma mesa de sinuca de um lado, sofá e estante com tv do outro, havia ainda uma sala de jantar com uma mesa redonda e a cozinha que não era tão enorme assim, mas era muito espaçosa...
Chegamos na hora do almoço, comida pronta (eles têm mania de comer de entrada sopa, onde você vai tem sopa antes do prato principal), uma sobremesa ótima, tudo maravilhoso providenciado pela mulher do "caseiro", não lembro o nome dela mas ela era ótima, cozinhava que era uma beleza!
Fomos logo fazer um passeio pela plantação de cortiça, pegamos um carro (acho que era uma strada) e eu fui atrás, na caçamba, com minha prima...nas plantações de cortiça, para economizar com o tratamento das cortiças, o dono da fazendo comprou alguns veados, que acabam cuidando da plantação e mantendo limpo, por extinto! Durante nossa jornada pudemos observar vááários bambis soltos, saltitantes para lá e para cá...pássaros das mais variadas espécies, gado, uma delícia... Depois brincamos com as crianças no parquinho e fomos para casa...jantar pronto, uma beleza! Comemos e fomos dormir (na verdade, os homens foram buscar fralda p/as crianças, mas o mercado era muito longe...o Washington comprou um pacote de fraldas, mesma qualidade de pampers e pagou MUITO barato, cerca de R$0,10 por fralda!)
Pela manhã fomos ao galpão onde selecionam as pinhas, uma pilha enorme de pinhas. Achei interessante que, no caminho, iam surgindo vários coelhinhos silvestres da região...parecia a floresta da Branca de Neve, com os veadinhos, passarinhos e coelhinhos...só faltavam os 7 anões...hahaha
Neste dia minha prima tinha reservado algo especial, e uma das coisas que mais gostamos! Fomos esquiar (ski aquático)...pegamos o carros e nos dirigimos até um lago artificial feito especialmente para a prática do ski, pegamos a lancha e lá fomos nós, fui a primeira e foi um total desastre! Pude comprovar a minha falta de equilíbrio...hahaha...eu não conseguia nem levantar com os skis, quanto mais esquiar! Desisti depois de 3 tentativas...o Washington foi melhorzinho, ficou quase de pé por poucos segundos... infelizmente este ski custou caro pois ele perdeu nossa aliança de casamento do lago e tivemos que mandar fazer outra no Brasil, mas tudo bem...
Voltamos para a fazenda e, ao fim da tarde, pegamos as motos para fazer a trilha da floresta de cortiças, claro que fui na garupa...foi super radical, pois as trilhas eram, em sua maioria, de areia e as motos derrapavam muito... no meio do passeio uma bela paisagem em frente ao lago!
Chegamos, jantamos e fomos dormir! No outro dia acordei cedo com meu primo e fomos passear à cavalo...detalhe: tivemos que buscar as celas, ele me fez colocar uma bota que eu fiquei morrendo de medo que tivesse aranha dentro, levamos a comida até os cavalos e, depois de muito sacrifício, conseguimos laçar 2...colocamos a cela e lá fomos nós andar nas plantações de arroz, um lugar fascinante!
Voltamos e tomamos café....fizemos as malas e tocamos de volta à Lisboa...no meio do caminho, paramos na praia de Tróia...trata-se de uma península cuja praia é linda! Almoçamos no cais, tudo lá é muito chique, tudo de rico! Passamos a tarde na praia, no dia dos namorados (no Brasil, pq lá Valentine's day é outro dia)... era possível chegar a alguns bancos de areia a pé pela água... fiquei admirada com a paisagem!





Enfim, pegamos a balsa e chegamos à Lisboa! Foi um dos passeios que mais gostei!



Comentários

Unknown disse…
Tatiana, que ótima dica!
Pesquisei bastante e não encontrei outra referência a essa fazenda. Você tem os contatos? Onde fica?
Muito obrigada!
Elizabeth Duarte

Postagens mais visitadas deste blog

Beach Park e Jericoacoara

URUGUAI

Turquia - Kusadasi e Éfeso - de navio