ITÁLIA MIA E SUA CAPITAL: ROMA!

LA BELLA ROMA

Enfim, vamos falar um pouco da Itália...fiz esta viagem em junho/2013 e foi uma das mais belas. Fomos em 5 pessoas, eu, meu esposo, meu pai e a esposa dele, e meu filhinho de 3 anos. Como estávamos com uma criança e com meu pai com problemas na coluna decidi, além de visitar as principais cidades ao norte da Itália, fazer um cruzeiro pela Sicília e Grécia.


Primeiro quero falar sobre tudo que vi, conheci e curti da Itália.


A primeira cidade que conhecemos não poderia ser outra senão ROMA, tivemos que visitar os principais pontos em apenas 1 dia, o que deixou o passeio bem corrido e cansativo, sugiro permanecer pelo menos 3 noites nesta capital que é a tradução dos primeiros períodos cristãos.



Coliseu
Coliseu
Coliseu
Bom, nos hospedamos em outra cidade, portanto tivemos que ir de trem até a estação Central Termini, a estação é gigante, tem trens saindo e chegando o tempo todo, de lá é possível pegar o metrô que se espalha por toda a cidade e te deixa muito próximo aos pontos turísticos, portanto, se for à Roma, sugiro fazer os passeios de metrô, primeiro pelo valor que é bem em conta (pagamos EUR9,00 em um passe que pudemos pegar trem, ônibus, metrô e ir para todo lado em 24 horas). Ao chegar em Termini, se quiser passear pela cidade, vá direto ao ponto de informações turísticas e solicite um mapa no seu idioma (não faça como eu que acabei pegando um mapa coreano...kkkk...mas tudo bem pq depois peguei outro).

O primeiro lugar que visitamos foi o COLISEU, e, na minha opinião, o mais deslumbrante! Pegamos o metrô na Termini até a estação Coliseum e, antes mesmo de sair da estação, já é possível ver o Coliseu à frente, todo imponente, cheio de si...trata-se de um lugar com alma!!

Ficamos alguns minutos ali, parados, admirando aquela estrutura e tudo o que ela significa para a humanidade; tiramos algumas fotos e decidimos entrar. Tinha uma fila enorme às 09h da manhã que, graças ao Paulo (meu filho de 3 anos) não tivemos que pegar e compramos os bilhetes com prioridade. Há vários tipos de bilhetes, com visitas guiadas etc, compramos os simples que nos permitia apenas entrar na construção, pagamos EUR16,00 p/pessoa.


O coliseu é uma construção da década de 90dC, o que significa que tem aproximadamente 1923 anos de existência, trata-se de um anfiteatro (um dos maiores da humanidade) construído para abrigar espetáculos da época, incluindo combates de gladiadores, lutas de animais, execuções, caçadas a animais selvagens importados da África entre outras "diversões".


Ao entrar no coliseu fui remetida à esta época pelo cenário que traduz a grandeza desta obra. Hoje, 2013, o local ainda está de pé, apesar de algumas interversões. Segundo especialistas, um lado do edifício está desmoronando e terá que ter intervenções parecidas com as que ocorreram na Torre de Pisa. Apesar de tudo, ainda é possível tocar e apreciar a construção e alguns de seus detalhes. Andamos por todos os lados lá dentro, há algumas exposições com esculturas, mapas, pinturas etc no segundo andar, a maioria referente ao Império Romano e ao que este monumento simbolizou neste período. É um lugar IMPERDÍVEL!


Bom, passamos cerca de 3 horas visitando o Coliseu e, de lá, decidimos ir à pé até a Fontana di Trevi que fica à 2km de distância. Gostei de fazer este percurso a pé para observar a cidade. A cidade inteira é um ponto turístico, para todos os lados há construções da época do Império Romano, estátuas, e exibições públicas (estátuas humanas, indianos, música etc), a cada passo era possível tirar uma foto de algo diferente e turístico. No percurso passamos pela Piazza Venezia e alguns outros lugares "famosos".
Paramos no meio do caminho para almoçar no Mc Donalds (coisa de brasileiro), não façam isso pq o lanche é péssimo!

Não sei porque eu insistia em pensar que a Fontana di Trevi era "só uma fonte", o caminho de ruas estreitas e "camelôs" lotados (era um sábado) me fez intuir que a fonte era muito visitada. Ao chegar em percebi que minha intuição estava certa. Nos arredores da fonta mal tinha lugar para passar, era um dia de MUITO calor e muita gente ficava sentada na fonte mas, vamos combinar, a beleza inigualável da arquitetura da famosa FONTANA DI TREVI vale qualquer sacrifício.  A fonte é enorme e linda! É cenário de alguns filmes (inclusive um com o seu nome Fontana di Trevi) e fundo principal do cideoclipe da música Thank you for loving me do Bon Jovi e, merecidamente, tem destaque no turismo de Roma. Trata-se de outro lugar imperdível!



Fontana di Trevi
Enfim, jogamos moedas e nos refrescamos na água da fonte e, de lá, fomos a uma das mais famosas gelaterias de Roma, a Giolitti que serve sorvetes desde 1900, há quem diga que possui o melhor sorvete do mundo! Não sei se esta sorveteria serve o melhor sorvete do mundo mas, uma coisa é inquestionável, o sorvete da Itália não se compara em nada com qualquer sorvete que eu tenha tomado na vida! É SENSACIONAL, por isso aproveite o calor para tomar muito sorvete. Realmente é o que sinto mais saudades, o sorvete da Italia, já provei alguns aqui no Brasil que se dizem "italianos" e bem caros, mas, sinceramente, não merecem esta fama pois o gelatto da Italia é extremamente macio e saboroso, incomparável...dá água na boca só de lembrar!
Giolitti

Da fontana até a gelatteria andamos cerca de 20 minutos, por ruas estreitas e cheias de apresentações artísticas, meu pai e o pequeno aproveitaram para descansar um pouco as pernas embaixo do toldo da Gelateria, eu aproveitei para passear pelas vielas do bairro e admirar toda a beleza romana. É realmente incrível, as ruas estreitas, os becos, as pequenas lojas de doces e pães deliciosos, vale a pena passar um dia só curtindo o lugar.

Bom, como o tempo era curto e tínhamos que voltar ao hotel (que ficava uns 40km de Roma, como dizem né cavalo dado não se olha os dentes) resolvemos ir até o metrô mais próximo para chegar ao Vaticano, por mim iríamos a pé, mas com meu pai e o Paulo não tinha jeito.


Em frente à Estação Spagna mais uma bonita fontana com água cristalina e potável. Aliás, é ótimo levar uma garrafinha para encher conforme anda por Roma, em cada esquina há uma fonte de água estupidamente gelada (isso mesmo, água geladinha e de graça) e potável.



Vaticano
Chegando no Vaticano nos deparamos com a Piazza San Pietro e a Basílica, linda e majestosa, do jeitinho que vemos na televisão, quando anunciam algo sobre o Papa e os católicos. Não sou católica, mas fiquei impressionada com a grandiosidade do local, também lotado. A Basílica de San Pietro é linda, com várias paredes revestidas a ouro, o púlpito muito imponente, arquitetura que impressiona. Para meu pai que já foi até coroinha foi uma emoção enorme pisar ali!


Vaticano
Esta foi a melhor forma que achei de conhecer Roma em apenas um dia, claro que quero voltar para passear com calma por uma das cidades mais antigas do mundo. No dia seguinte embarcaríamos no NAVIGATOR OF THE SEAS, navio da cia Royal Caribbean, em direção às Ilhas Gregas, mas fica p/outro post.





DICAS:

- Roma é cheio de metrôs, compre um passe que dá direito a um dia inteiro de transporte e divirta-se!
- Prepare-se para andar muito para conhecer a capital.
- Aprecie tudo ao seu redor, é tudo parte da história
- Leve um mapa, sempre ajuda (são distribuídos de graça nos centros de informações turísticas, na estação de trem ou aeroporto)
- Não precisa falar italiano, policiais falam português muito bem, nos restaurantes e passeios, arrisque-se, mas pode ter um pouco de dificuldades pq nem todos falam ou entendem inglês.
- A comida é servida em 3 dases: entrada, prato principal, carnes, cada um deles é cobrado à parte e custa cerca de EUR6,00 a EUR8,00 cada.  Exemplo: entrada (salada), prato principal (pasta) e carne (carne assada).
- A pizza serve 2 pessoas, é grande e custa cerca de EUR6,00
- Algumas lanchonetes cobram os sachês de ketchup e mostarda (EUR1,00), pergunte antes de pegá-los a vontade
- Leve consigo garrafa de água, a cidade é cheia de fontes de água potável


IMPERDÍVEL:

- Coliseu
- Vaticano
- Fontana di Trevi
- Tomar gelatto (sugestão: sorveteria Giolitti)



GRAZIE!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beach Park e Jericoacoara

URUGUAI

Turquia - Kusadasi e Éfeso - de navio