Grécia de navio

ATENAS:

Como fomos de navio tínhamos pouco tempo na Grécia, mas vou tentar ser o mais precisa que conseguir. Chegamos às 08h da manhã e tínhamos até 16h para ver TUDO (uma missão nada fácil), pegamos um táxi no porto (os gregos são muito estranhos...rs...o motorista do táxi falava um inglês muito ruim e ficava falando o tempo todo "senhora, tenha cuidado ali, tenha cuidado aqui", era engraçado)
O trânsito estava caótico, o primeiro lugar de visita era, obviamente, a ACRÓPOLI, enfrentamos uma fila de 50 minutos embaixo de um sol escaldante para comprar os ingressos.
obra de arte grega

A ACROPOLI é linda, tudo em mármore, parece até um filme épico. Haviam vários grupos de turistas do mundo inteiro, os guias explicavam tim tim por tim tim, se vc é detalhista aconselho ter um guia, como estávamos com pressa nada de ouvir guia, fizemos uma visita breve que durou 2 horas, isso mesmo, é o mínimo.

Na Acrópolis, suba até o templo mais alto, depois vá até o anfiteatro na parte mais baixa, desta forma fica menos cansativo.

Aproveite para tirar muitas fotos!

ATENÇÃO: Idosos e crianças de colo terão muita dificuldade em visitar a Acrópoli, o chão é extremamente escorregadio pois é feito em mármore e tem muitas escadas, alguns lugares estavam sendo restaurados então ficava difícil se locomover, e, como tinha muita gente, era difícil descer com tanta gente querendo subir, enfim, um congestionamento.

Acrópolis

Visitamos o Estádio Panathinaiko, construído em 556 a.C. e reconstruido em 329 a.C., trata-se de um estádio inteiramente em Mármore Branco, em 2004 foi utilizado para algumas competições dos Jogos Olímpicos. É uma obra prima da antiguidade! Tiramos várias fotos, a visita foi rápida, durou 10 minutos no máximo.

estádio olímpico

Templo de Zeus
Saindo de lá fomos ao Templo de Zeus, outra obra antiga. É um monumento com colunas em mármore, mesmo estilo da Acrópolis, de lá pode-se obter imagens incríveis! A visita também foi rápida, cerca de 20 minutos.

Doner Kebab

Kebab
Por último fomos ao bairro de Plaka, bairro mais antigo da cidade. Para mim que adoro comprar foi ótimo! Há lembrancinhas, lojinhas de ouro, pedras preciosas e tudo o que se pode imaginar. Compramos OUZO (bebida tipo cachaça típica da Grécia) e Azeite (a Grécia é um dos maiores produtores de azeite da Europa). Há vários restaurantes também, e, por ultimo, mas não menos importante, provamos o famoso "churrasquinho grego" (só que na Grécia), eu achei fantástico, tem um tempero diferente, gostei muito. Pedi por Doner Kebab (churrasquinho grego no pão sírio, em forma de cone), mas há várias formas de ser servido (no pão, no prato etc).

Bom, em Atenas foi o que conseguimos visitar com o tempo escasso. Mas acredito que sejam os principais lugares.

CRETA - GRÉCIA

Chania - Creta
Forte de Chania
 Nossa próxima parada era a ilha de Creta, maior ilha grega. Inocente eu que esperava casinhas brancas de frente p/o mar como no filme "MAMA MIA', mas isso é Mikonos, Santorini. Creta é uma ilha grande, paramos no porto de Chania (eu queria mesmo visitar Rodes, parada obrigatória de quem vai a esta ilha, mas não tinha tempo). Do porto até a parte mais turística tivemos que pegar um ônibus (levamos 1 hora p/descobrir que o turismo não era ali), mas é fácil se achar. Pergunte como chegar à parte antiga da cidade, o ônibus leva cerca de 15 minutos. Paramos em frente ao mercado...mais lojinhas! Caminhamos pelas ruas de Chania, fomos até a praia, o lugar é bem charmoso, vale a pena conhecer.

Achei uma coisa muito interessante: spa para pés! Alguém já ouviu falar? Trata-se de um tratamento para os pés que vc coloca os pés num aquário cheio de peixinhos e eles ficam "beliscando" os pés. É muito engraçado! Por cerca de EUR10,00 10 minutos pode-se fazer este tratamento.

Próximo a praia há barzinhos, restaurantes e muitos frutos do mar.

Essa foi nossa última parada antes de retornar à Civitavecchia.

Como mencionei anteriormente o cruzeiro é muito bom e relativamente barato, mas não é possível conhecer realmente os lugares com este tipo de viagem, pois o tempo de visita em cada cidade é curto, de qualquer forma foi extremamente divertido!

PASSEIOS IMPERDÍVEIS:

- Atenas - Pegue um táxi assim que desembarcar e combine um preço de tour antes, vá para a Acrópolis, depois Templo de Zeus, Estádio e Bairro de Plaka. Prove kebab e ouzo (dá p/fazer de metrô, mas é bem mais cansativo)

- Chania - ao sair do navio pegue um ônibus com direção ao outro lado da ilha, onde pode passear, encontrar o mercadão e a parte turística de Creta. É longe para ir a pé, ônibus demora uns 20 minutos.