Turquia - Kusadasi e Éfeso - de navio

TURQUIA - KUSADASI

Kusadasi é um porto localizado ao sul da Turquia. Você pode descer do navio e ficar no mercado turco localizado ao lado do porto (são barracas que vendem todos os tipos de coisas que imaginar). Aproveite para comprar réplicas, insensos, roupas de dança, tecidos, aromas para narguile, narguile e ouro.
Aos amantes de história, arquitetura e que gostam de boas caminhadas aconselho visitar a cidade de Éfeso (Éfeso é uma cidade antiga greco-romana, hoje sucumbe às ruínas e nos remete ao passado) Aos cristãos e amantes da bíblia vale a pena visitar, só de imaginar Paulo, João e os demais apóstolos caminhando por aquelas ruas, escrevendo à Igreja de Éfeso (sitada em vários capítulos da bíblia, inclusive, o evangélio de João pode ter sido escrito na cidade)


Teatro de Éfeso
Éfeso fica longe do Porto, é necessário um táxi, conseguimos fechar uma van com um grupo de europeus e fomos conhecer o lugar. Para conhecer Éfeso prepare-se para caminhar muito, roupas leves, calçado confortável e água são indispensáveis. Estava muito calor e o clima é extremamente seco.
Chegando na entrada da cidade nos deparamos com uma rua de terra, adentrando os porões há diversas ruínas importantes, entre elas o teatro (um dos maiores do mundo com capacidade para 25 milhões de espectadores) e a biblioteca (também praticamente destruída). Durante a caminhada de cerca de 3 horas senti-me no período em que Paulo de Tarso pregou para a igreja de Éfeso, uma das sete citadas no apocalispse. Fiquei imaginando a perseguição aos cristãos, as pregações e peregrinações à esta cidade, foi uma sensação incrível. Principalmente para mim que sou cristã e tenho um pouco de conhecimento da bíblia.
Rua em Éfeso, atrás a boblioteca





Biblioteca de Éfeso



Voltaria facilmente a visitar facilmente. A van nos aguardava na porta. Decidimos não visitar a casa de Maria (residencia habitada por Maria após a morte de Jesus), pois ficava longe e queríamos ir às lojinhas em Kusadasi.

Ao retornar voltamos para almoçar no navio, e depois do almoço voltamos ao porto e fomos às lojinhas. Atenção, os turcos são turcos mesmo...haha...o que quero dizer é que a fama de "mão de vaca" é real. Eles não fazem questão de dar descontinhos e, ao tentar negociar, fui praticamente expulsa de uma loja (o cara disse que já que eu não queria no preço dele, podia ir embora que ele não me venderia mais nada, super mal educado. Achei que ele viria atrás de mim p/me bater!!) por sorte o mercado é amplo e há outras lojinhas. Comprei um montão de coisas, a maioria a EUR1,00. Compramos uns docinhos turcos que parecem gelatina, mas tem muita coisa! Só estando lá p/ver!
Mercado ao lado do porto

Voltamos às atividades do navio.

DICA:


- Kusadasi - junte-se a outros para combinar um tour à Éfeso (em van, acima de 5 pessoas, sai mais barato que táxi), vá a Éfeso pela manhã e, a tarde, fique próximo ao porto fazendo compras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beach Park e Jericoacoara

URUGUAI

CABO FRIO e BÚZIOS