CRUZEIROS

Olá amigo viajante!

Sou uma "cruzeirista" e fã de carteirinha deste tipo de viagem, acho que o custo-benefício é excelente, é uma viagem requintada que une festa, comida boa e conhecer lugares, várias viagens em uma; a bordo de um hotel 5 estrelas!! Já fiz 7 cruzeiros e por isso vim dar algumas dicas e especular sobre os melhores que vêm ao Brasil.

Maquete Serenade of the Seas

Navio visto de baixo


Para começar uma coisa é fato, todo navio tem seu glamour, por mais simples que seja...os ambientes geralmente possuem decoração sofisticada. Usa-se muitas cores escuras (não sei dizer o porque, mas quase todos os que visitei eram assim), possuem lustres espalhafatosos, os restaurantes à la carte sempre têm um ar de restaurante estrelado. Isso é o mínimo que um navio deve ter e, acredite, a maioria tem.

Eu já viajei de Sun Sea (que nem existe mais), Pullmantur, Royal Caribbean e fiz visita técnica na MSC e Costa, então tenho informações suficientes para poder comparar as cias.

Há algumas perguntas gerais que muita gente tem e que vou tentar responder:

1) Os navios só vem para o Brasil no verão, pois nos outros meses eles estão na Europa ou América do Norte para o verão de lá, portanto você só vai conseguir pegar um navio no Brasil entre os meses de novembro a abril.

2) TODO navio inclui todas as refeições e entretenimento, e entende-se entretenimento o teatro, jogos e competições que são feitos durante o dia pela tripulação. Spa não é entretenimento e alguns itens podem ser cobrados à parte. Quando o navio possui restaurantes especiais (japonês, italiano etc) geralmente é cobrado à parte.

3) Os casinos dos navios só funcionam em águas internacionais, ou seja, quando ele está flutuando (geralmente a noite) ou quando sai do nosso país.

4) Quando o navio se distancia dos portos brasileiros é considerado território internacional, portanto valem as leis marítimas. Isso quer dizer que seu seguro de vida ou plano de saúde NÃO têm cobertura no navio. Faça sempre o seguro pois dentro do navio qualquer tipo de consulta ou curativo é extremamente caro e cobrado em dólar.

5) Ao entrar no navio você precisa fazer um "depósito" para seus gastos extras e tem 2 formas de fazer isso, a primeira é preenchendo uma autorização de debito num cartão internacional (se optar por esta forma seus gastos serão lançados automaticamente no seu cartão e fatura estará na sua cabine no último dia) OU levando dinheiro e fazendo um "depósito" no check in (pode ser em dólar ou real, mas no caso do real será convertido ao cambio usado no navio)

6) Como é território internacional as lojinhas são livres de impostos, então é possível comprar bastante coisa barata dentro do navio, como se fosse um Duty Free (as lojas só abrem a noite)

7) A moeda usada no navio é dolar, então você pode levar dolar ou trocar no navio mesmo, mas fica sujeito ao cambio deles.

8) Nenhum navio libera a programação antes, pois podem haver diversas alterações, mas é quase padrão que todo cruzeiro tem o jantar do capitão (em que a vestimenta é padrão esporte fino) e a festa do branco. O restante você só saberá a bordo. É deixado na sua cabine, todos os dias a noite, um jornalzinho com informações da programação do próximo dia, bem como excursões, promoções nas lojas e de bebidas etc. Não deixe de ler!

9) O ambiente dentro do navio é climatizado e não costuma passar os 22 graus, portanto pode estar o maior calor do lado de fora, de noite estará uma temperatura mais amena. É sempre bom levar uma blusinha.

10) Ao entrar no navio você não pega sua mala logo de cara, então esteja preparado. Sua mala será entregue na sua cabine após o navio sair do porto. Na hora de ir embora, sua mala deverá ser colocada na porta da cabine na noite anterior para que possam recolher para o desembarque cedo.

11) As cabines centrais balançam menos que as das pontas.

12) O balanço do navio não lembra nem de longe um passeio de escuna ou num barco pequeno. É um balanço BEM LEVE que dificilmente vai te fazer sentir enjoo, mas, se sentir, coma algo pesado, uma massa ou pão e evite líquidos.

13) Há as 2 voltagens de tomada na maioria dos navios, porém as tomadas precisam de adaptadores padrão europeu ou americano.

14) O embarque geralmente é feito a partir das 12h até as 15h e o desembarque das 06h as 12h. Portanto aproveite para chegar bem cedo no porto e aproveitar o navio o máximo.

15) Cumpra os horários durante os passeios, pois o navio não espera ninguém. Se você perdê-lo porque estava passeando ficará na cidade e terá que dar um jeito de "pegar" o navio no próximo porto ou voltar para sua cidade.

16) Os passeios vendidos dentro do navio costumam ser mais caros, mas em alguns lugares vale a pena. Pense o quão diferente é o local do que está acostumado e tome sua decisão.

17) Sim, há botes salva-vidas para todos a bordo e sim, você provavelmente terá que fazer um treinamento de emergência que dura cerca de 30 minutos, principalmente se seu cruzeiro for de 7 noites ou mais.

18) Você pode descer em todos os portos que o navio atracar e é de graça.

19) Não tem traslado até o porto incluído, mas em Santos tem alguns estacionamentos que possuem bons preços para cruzeiristas.

20) O navio faz 2 turnos de jantar, pois o restaurante não comporta todos os passageiros de uma vez, então você pode escolher entre jantar mais cedo e depois ver o show ou ver o show e jantar depois.

Royal Caribbean - definitivamente a melhor na minha opinião...vieram para o Brasil por vários anos com o Splendour of the Seas, Vision of the Seas e até tentaram o Mariner of The Seas (um navio bem maior) mas, infelizmente, devido às altíssimas taxas portuárias do nosso país a Royal começou a navegar para outros destinos mais interessantes, como Dubai.

eu no almoço do Mariner of the Seas

Show do Mariner of the Seas


Possui um serviço diferenciado, tem padrão americano para tudo, comida, bebida, serviço etc... além das refeições que são incluídas em todos os navios oferece como cortesia chás, cafés, limonada, sorvete de máquina e alguns outros "mimos" aos viajantes e é isso o que torna a royal a melhor cia. A comida tem padrão internacional, bem servida. No café da manhã há vários itens americanos (waffles, caixinhas de cereal como sucrilhos, snow flakes etc, panquecas, ovos etc). O buffet geralmente tem padrão internacional e nunca vi servirem feijão por exemplo, há paella, alcachofra, etc. No decorrer do dia há ainda restaurantes que servem hot dog, pizza, hamburguer.
Durante a madrugada alguns restaurantes permanecem abertos (os de snacks) para que possa comer algo depois da "balada". Por isso dá para sobreviver tranquilamente em um navio da Royal sem gastar R$1,00 além da tarifa do cruzeiro. A única coisa paga à parte são refrigerantes, bebidas alcoólicas e restaurantes de especialidades (no Mariner tinha o Johnny Rockets, mas o preço era padrão Brasil). Os refrigerantes nos navios são de máquina (tipo aqueles do burger king) e não de lata, cerveja geralmente é Heineken.

Os shows são estilo Broadway e bem americanos, há apresentações de comédia, musicais etc, vale a pena conferir, pois cada dia tem um show diferente.

Há muitas opções de entretenimento a bordo, inclusive um canal de TV que é como um "jornal" de tudo o que acontece no navio, o diretor de cruzeiros geralmente é animado e faz a apresentação do "jornal". Tive o prazer de conhecer 2 destes diretores que adoro, Leo Papa e Daniel Dornas; eles são fantásticos! Acho que o Leo Papa saiu da Royal tem um tempo mas o Daniel continua nos EUA.

MSC CRUZEIROS - a MSC perde para a Royal por alguns "mimos" mas é uma ótima cia que tem trazido cada vez navios maiores para o nosso país e dado a oportunidade de brasileiros conhecerem este magnífico mundo dos cruzeiros! Fiz a visita técnica no MSC Preziosa e o navio é fantástico, gigante, tem toboágua e diversas atrações. O que pega na MSC é que TUDO é cobrado à parte. Quem compra o navio tem direito apenas ao café da manhã e refeições, sendo que qualquer outra coisa é cobrada à parte, seja restaurantes de especialidades, sorvetes, milk shakes, bebidas em geral etc. A água também é "de máquina" (água do mar tratada) e o gosto não é muito bom. Ou seja, quem fecha um navio MSC tem que se programar para os demais gastos com este tipo de coisa; porém a cia oferece pacotes de bebidas bem viáveis com possibilidade de parcelamento em até 10x sem juros junto com a parcela do cruzeiro.

escadaria de swarovski no MSC PREZIOSA


Os restaurantes possuem padrão europeu (italiano) portanto a culinária é diferente da Royal Caribbean, mas é bom também. A diferença é que muitas vezes se adaptam ao paladar brasileiro e possuem alguns pratos mais comuns aqui, como costela, bifes etc.

A cia divide seus passageiros em categorias, sendo que a mais barata (Bella) não tem direito a escolha da cabine, turno de refeições etc e fica a mercê das escolhas da MSC, em caso de up grade a categoria mais básica não tem prioridade e assim por diante. A melhor categoria (Yatch Club) tem acesso a um espaço exclusivo, com restaurante exclusivo e não paga alguns "mimos".

Os shows noturnos têm padrão Broadway e, especificamente no Seaview (que veio para o Brasil nessa temporada), são apresentados os shows do cirque du soleil.

COSTA CRUZEIROS - Vamos falar da Costa Cruzeiros, visitei o Favolosa ano passado. O navio é bom, um pouco mais antigo mas atende bem às expectativas, o que me decepcionou um pouco foi a piscina, que é bem pequena em relação aos outros. Mas tem toboágua, uma área infantil bem bacana...falando em área infantil, tem simulador de corrida e vários eletrônicos bacanas neste navio, porém cobrados à parte.

Percebi que as refeições são melhores que a MSC, tem padrão italiano, mas a comida tinha mais "sabor", a carta de vinhos também é ótima! O atendimento também supera as expectativas, visto que possui mais funcionários que te servem o tempo todo.

Enfim, como a MSC, também cobra todas as bebidas, inclusive água, e divide seus hóspedes em categorias, sendo possível adquirir um pacote com all inclusive de bebidas desde a compra do navio. Vale a pena orçar os 2 se optar por adquirir este cruzeiro.

Os shows são ótimos, mais requintados e o entretenimento também é forte, a equipe da Costa costuma ser motivada e animada! O perfil de passageiros é um pouco mais família e terceira idade, ultimamente tem mudado este padrão mas ainda é o predominante.

PULLMANTUR - AH a pullmantur...o que dizer?!?!? Fiz o Zenith e o Sovereing (os 2 que vem para o Brasil) e tenho alguns prós e contras. Acho que o passageiro que gosta da pullman tem 2 perfis: 1 nunca viajou de navio; 2 vai para curtir e beber muito.
A pullman é fretada pela CVC e vem para o Brasil com um all inclusive, como o valor não pode ser muito mais alto que as outras o padrão de alimentação e bebida acaba caindo. Os drinks geralmente são uma misturas de sucos concentrados e xaropes (não naturais) com bebidas alcoólicas (vodka orlof por exemplo). A comida, apesar de manter padrão americano, acaba se "abrasileirando" e eu cheguei a ver apresuntado, o feijão nosso de cada dia, mortadela etc.
O que pega na pullman mesmo é o perfil de turistas...geralmente vai aquela mulekada doida p/encher a cara...e enche...aí começa uma sessão de passar mal no navio e isso é péssimo...Nunca me esquecerei no Zenith quando uma menina simplesmente vomitou ao meu lado na mesa do restaurante a la carte...acabou com minha viagem! Então é perfil!

zenith

Refeição no Zenith no retaurante a la Carte


O que tem de legal é que a tripulação é a mais simpática de todas!!! Você faz amizade com o bartender e pronto, o cara já sabe o que você gosta de beber e deixa pronto antes! Tem muitooooooooooo agito, a balada geralmente é lotada!

Outra coisa boa é que a Pullmantur é a única que faz um monte de mini cruzeiros de 3, 4 e 5 noites...o que é ÓTIMO pois quem não tem férias nesta época pode viajar tranquilo.

Lembre para embarcar é necessário documento ORIGINAL (RG com menos de 10 anos de emissão ou passaporte), não esqueça!!

Enfim, é isso, espero ter tirado a maioria das dúvidas!!

Lembrando que se quiser comprar algum cruzeiro pode me consultar através do whatsapp 11-98204-6997

Valeu pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beach Park e Jericoacoara

URUGUAI

CABO FRIO e BÚZIOS