PORTUGAL - Porto

Cais da cidade de Porto
Saímos de casa às 07h00 da matina, pegamos um metrô até a estação Oriente e lá compramos os bilhetes de trem que nos levaria ao Porto, EUR38,00 por pessoa ida e volta em classe econômica...
O comboio (trem) saiu exatamente no horário previsto, às 09h39, chegamos no Porto por volta das 11h30 sem conhecer absolutamente NADA! Estávamos perdidos, sem fazer idéia de como chegar ao Douro ou as vinícolas, tentamos perguntar em vários lugares e ninguém sabia explicar exatamente (os portugueses que me desculpem a piada mas...), "tinha que ser português"...rsrs...
O que fazer quando se está em uma situação assim? O óbvio, compramos um mapa por EUR3,00 e nos localizamos...feito isso pegamos um ônibus que nos levou a uma estação de metrô que nem eu sei qual é, de lá pegamos outro metrô até a estação Trindade (detalhe: estávamos sem passe, como no metrô não tem catraca simplesmente entramos, poderíamos ter sido presos e obrigados a pagar uma multa de EUR300), enfim, agora sim, um lugar conhecido!
Descemos à pé até a margem do Douro, correndo, pois queríamos fazer o passeio das 6  pontes, no caminho haviam algumas agências de turismo, paramos em uma e compramos os tickets para o passeio por EUR10 cada, e, adivinhem, ganhamos um mapa do Porto, só que este era turístico, de muito mais fácil compreensão...

Rio Douro
Fizemos o cruzeiro das 6 pontes (um barquinho que nos leva no Douro até o final das seis pontos projetadas no Porto com um guia falando as curiosidades e história do Porto, das vinícolas, do Douro etc), não vi nada demais no passeio, mas valeu para conhecer...o passeio deve durar uns 30 minutos.
De lá fomos conhecer as vinícolas (huuummm)...andamos a pé até a vinícola Croft (haja pernas), ams valeu muitooooo a pena...fizemos um tour guiado, conhecemos os tonéis e vários tipos de vinho, ganhamos umas taças de vinho e não pagamos nada por isso, depois pude degustar um "Vintage" o vinho de melhor qualidade da vinícola...uma delícia, os vinhos do Porto são encorpados e adocicados, não têm adição de açucar como no Brasil, mas são vinhos que pegam o sabor naturalmente nos tonéis de acordo com o tipo de uva e com o modo no qual são armazenados.

Vinícola Croft
De lá caminhamos até um ponto de ônibus e pegamos um ônibus que nos levou à Estação São Bento, estávamos com fome e íamos comer uma francesinha (um lanche que minha prima disse que era maravilhoso), mas a única coisa que vimos foi um Mc Donalds, ah foi lá mesmo que almoçamos...os lanches são diferentes, pedi a salada que veio servida de um mini azeite português, muito bom!
Tonéis da Croft
Fomos, então conhecer a Livraria Lello, com sua escadaria espiral...há muitos (muitos mesmo) títulos de livros, pena que não pode-se tirar fotos dentro da livraria...de lá fizemos um "sight seeing" a pé, passamos em frente às catedrais, Fonte Leões, Museu de histórias naturais...já era fim de tarde quando decidimos pegar um ônibus até o Forte do Queijo, que estava fechado, então tiramos apenas algumas fotos da praia (que por sinal, ficou muito bela com o pôr do sol)...não valeu muito à pena, pois o ônibus demorou quase 1 hora para chegar no Forte e depois quase 1 hora para chegar à Estação de Campanha no Porto.
Às 19h39 embarcamos no comboio de volta à Lisboa, chegamos em casa umas 23h00 exaustos...

DICAS DE PASSEIO DE UM DIA EM PORTO
IMPERDÍVEL:

- Cruzeiro pelo Douro

- Vinícolas do outro lado do Douro
- Lello livraria








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beach Park e Jericoacoara

URUGUAI

Turquia - Kusadasi e Éfeso - de navio