CRUZEIRO PELA EUROPA - Mesina (Italia), Atenas (Grécia), Kusadasi (Turquia), Creta (Grécia)

Olá pessoal, voltei...

Bom, continuando os capítulos sobre a viagem à Italia...

Fizemos um cruzeiro pelas Ilhas Gregas e achei que foi a melhor opção para nós, já que estávamos com 1 criança de 3 anos e meu pai com dificuldade de locomoção. Claro que fazer um cruzeiro pela Europa não é um modo de conhecer bem as cidades, mas é uma forma prática, confortável e econômica de passear pelas cidades e conhecer os principais pontos.

CIVITAVECCHIA


Para começar quero falar de Civitavecchia, onde localiza-se o porto. De Roma há um trem que leva direto à cidade, a estação de Civitavecchia fica há uns 10 minutos a pé do porto, não sabíamos disso e pagamos EUR20,00 p/um taxista que fez o percurso em menos de 3 minutos (eita dinheiro mal gasto). Ah, detalhe, durante o percurso de trem de Roma à Civitavecchia um cara nos auxiliou com as malas e tivemos que dar uma super gorjeta, são como nossos "flanelinhas", portanto se vc não quiser dar grana p/estes caras, não aceitem ajuda de ninguém.

Civitavecchia - praia em frente a estação de trem


Bom, Civitavecchia, apesar de ser cidade portuária, é super charmosa, tem uma praia de conchinhas em frente à estação ferroviária, alguns restaurantes na orla. Ficamos apenas algumas horas na cidade aguardando o trem e eu amei!


Voltando ao navio, fizemos o embarque no NAVIGATOR OF THE SEAS (royal caribbean), o navio é praticamente irmão gêmeo do Mariner of the seas (que esteve no Brasil em 2010), 5 restaurantes, pista de patinação no gelo, piscinas, sollarium, padrão royal caribbean.

Estou preparando um post só para falar de navios, já que sou super fã deste tipo de viagem, costumo brincar que sou viciada em cruzeiro, neste post falo mais do Navigator.

Uma coisa que chamou muito minha atenção é que o diretor da equipe de recreação era brasileiro e, apesar de estarmos na Europa, as músicas que agitavam a galera nas piscinas e baladas eram as brasileiras, Gustavo Lima, Michel Teló, Ivete Sangal e Claudia Leitte dominam as paradas! Eu, brasileira com samba no pé, adorei né...rs





MESSINA



Catedral de Messina
Nossa primeira parada foi em Messina (Siscilia) na Italia, decidimos não fazer o passeio a Taormina e ao vulcão Etna (me arrependi amargamente, já que é o maior vulcão ativo da Europa e dizem que Taormina é lindo). Ficamos apenas na cidade de Messina após o almoço, andamos nas ruas, conhecemos o duomo (a catedral é uma graça, e a cada hora há um "espetáculo" de sons, onde as esculturas da igreja se movimentam e contam uma história, muito legal! Vale a pena assistir!).

Subimos até o Santuario di Montalto, mas não tinha nada especial, a não ser a vista, dava p/ver a cidade toda, o navio. Uma boa pedida é pegar o city tour (sight seen) para conhecer os lugares, como nosso lema era "economizar" fizemos tudo a pé mesmo. No fim do dia paramos para comer um lanche (ao estilo grego) e tomar uma cerveja, já que estava um calor absurdo!


Havia um passeio para visitar o vulcão Etna, porém o passeio custava cerca de EUR80,00 p/pessoa (adquirido diretamente no navio), apesar de achar super interessante conhecer um vulcão preferi economizar o $$ para gastar em outra coisa. Dizem que a cidade de Taormina (onde fica o Etna) é uma graça, pequena e com vasta herança da Grécia, portanto cheia de monumentos. De qualquer forma, ficou para uma próxima...


No fim da tarde aproveitamos a piscina do navio e seu entretenimento.



Vista do santuário de Montalto
O dia seguinte foi de navegação, aproveitamos o navio, jogo de mini golf, piscina, casino etc. Adoro o entretenimento à bordo!

As demais cidades estão nos posts GRÉCIA DE NAVIO (https://andeiandei.blogspot.com.br/2017/02/atenas-grecia-de-navio.html) e Turquia (https://andeiandei.blogspot.com.br/2017/02/turquia-kusadasi-e-efeso-de-navio.html)

DICAS/ IMPERDÍVEL


- Roteiro: Civitavecchia (Roma), Itália; Messina, Itália; Piraeus (Atenas), Grécia; Kusadasi (Éfeso), Chania (Souda), Creta, Grécia; Civitavecchia (Roma), Itália
- Aproveite para sair do navio pela manhã e voltar para almoçar mais tarde, lá pelas 16h
- O tempo de parada em cada cidade costuma ser curto, saia do navio o mais cedo possível
- Programe antecipadamente o que vai fazer em cada cidade, não deixe para decidir "na hora"


PASSEIOS IMPERDÍVEIS:
- Civitavecchia - é apenas a cidade portuária e fica longe de Roma, se seu navio faz apenas uma escala nessa cidade pegue um trem para Roma o mais cedo que puder e conheça Coliseu e Fontana di Trevi ou o Vaticano, provavelmente não dará tempo p/fazer tudo.
- Atenas - Pegue um táxi assim que desembarcar e combine um preço de tour antes, vá para a Acrópolis, depois Templo de Zeus, Estádio e Bairro de Plaka. Prove kebab e ouzo (dá p/fazer de metrô, mas é bem mais cansativo)
- Kusadasi - junte-se a outros para combinar um tour à Éfeso (em van, acima de 5 pessoas, sai mais barato que táxi), vá a Éfeso pela manhã e, a tarde, fique próximo ao porto fazendo compras
- Chania - ao sair do navio pegue um ônibus com direção ao outro lado da ilha, onde pode passear, encontrar o mercadão e a parte turística de Creta. É longe para ir a pé, ônibus demora uns 20 minutos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beach Park e Jericoacoara

URUGUAI

Turquia - Kusadasi e Éfeso - de navio