SERRAS GAÚCHAS E PORTO ALEGRE - BAH GURI!

Portal de entrada - Gramado
Mais um post essa semana (resolvi colocar o blog em dia...rs)

Fomos para o Natal Luz de Gramado em novembro/2013, no feriado do dia 15, consegui uma promoção de avianca e lá fomos com a família inteira. A tia do meu marido mora em Porto Alegre, portanto não precisamos de hotel lá, o vôo é muito rápido, 1h30.

Apresentação de dança gaúcha - Churrascaria Galpão Crioulo
Chegando em Porto Alegre fomos logo a uma churrascaria, Galpão Crioulo, o passeio é bem divertido, o churrasco sensacional (provamos a verdadeira picanha gaúcha tchê) e tem ainda apresentações de dança e da cultura gaúcha. Muito interessante!

No dia seguinte pegamos a estrada rumo GRAMADO, estava um trânsito absurdo pois era véspera de feriado prolongado, chegamos a noite mas a tempo de ver o GRANDE DESFILE do Natal Luz, espetacular! O desfile é lindo, tem papai noel, renas, a maquiagem e interpretação dos bailarinos e atores é sensacional e, no final, naquele clima natalino, fazem neve artificial (espuma), incrível! Não compramos ingresso, o desfile ocorre na avenida principal e é aberto ao público, é possível adquirir ingresso e ficar sentado na arquibancada montada ao redor da avenida, claro que ficar na rua é um pouco mais desconfortável, mas não impede de ver o desfile inteiro e economizar um $$. Jantamos em um rodízio de pizza chamado Texas Saloon, não gostei muito da pizza, mas o ambiente é muito legal, todo temático de velho oeste, tem até uma cela (jail) que é um espaço infantil, muito legal!

Ficamos num hotel bem simples, na estrada, tínhamos alugado carro o que facilitou fazer os passeios. Após o desfile andamos pelas ruas de Gramado e pudemos conhecer um pouco do local, no Natal luz a cidade fica toda iluminada, é realmente lindo!

No dia seguinte nossa primeira parada foi na loja de chocolates prower, desde 1975, é irresistível comprar e comer muito chocolate! De lá saímos rumo a Canela, conhecemos a Catedral da Pedra em estilo gótico, depois paramos em algumas lojinhas (também irresistíveis), de lá fomos conhecer o Parque do Caracol, cuja cachoeira é uma das mais belas do Rio Grande do Sul.

GRANDE DESFILE - Natal Luz - Gramado
Chocolates prower
No parque criamos coragem e descemos os 751 degraus para chegar mais perto da cachoeira, a vista lá de perto é bonita, porém esquecemos que para voltar teríamos que subir os 751 degraus...pois é, aí começou a saga, sobe sobe sobe, descansa e nada de chegar, é muito degrau! Parece que não, mas cansa pra caramba! E ainda meu pequeno de 4 anos desceu conosco e meu esposo teve que trazê-lo de volta nos ombros, claro que ele se arrependeu de descer. Depois fomos à prainha (dentro do próprio parque), uma delícia, colocamos o pé na água, deu uma refrescada...andamos de trenzinho, para crianças é bem legal, no final do percurso do trenzinho há uma pequena vila italiana que está bem conservada, vale a pena!

Cachoeira no Parque do Caracol - Canela
Vila do papai Noel - Gramado
À esquerda rodízio de fondue / à direita café colonial
Gramado
De lá fomos à Vila de Papai Noel, em Gramado, apesar do parque estar um pouco mal conservado as crianças amaram, entraram na casa de Papai Noel (que é um mimo, parece mesmo que o bom velhinho mora lá), alimentaram os servos, brincamos com o cão são bernardo, mas o mais divertidos eram os pequenos espaços de "neve" (espuma) no parque, as crianças se divertiram muito (e nós também) e, por último, fizeram seus pedidos de Natal ao papai Noel.

O jantar neste dia foi nada menos que um maravilhoso rodízio de fondue (um dos melhores que já provei), no restaurante Ratatoille, muito bom mesmo, bem servido, com bastante variedade, AMEI!

No dia seguinte levantamos cedo e fomos às compras nos outlets, lojinhas, chocolaterias etc. Passamos no mundo a vapor para tirar fotos mas não entramos. Depois tomamos um café colonial (eu chamaria de almoço colonial, pois era um verdadeiro almoço). O café colonial é algo típico da região, trata-se de um café com uma variedade incrível de pães, patês, tortas, bolos, carnes (isso mesmo, tem frango, linguiça etc), frios, bolinhos, sucos, chás, tudo servido à vontade com direito a repetição (se você aguentar). De lá partimos para Bento Gonçalves, onde fomos direto à rota das vinícolas, as que mais gostei foram Miolo (super famosa no Brasil) e Casa Valduga (excelentes vinhos premiados). De lá fomos à epopéia italiana, que nada mais é que uma interpretação da imigração italiana cujo ator conta sua historia de como chegou no Brasil através de cenários móveis (aliás, nós nos movíamos pelos cenários), achei bem interativo e muito bom, principalmente para quem gosta da cultura italiana. De lá fomos ao passeio de Maria Fumaça (reserve com antecedência - R$70,00 p/pessoa), não vimos muito do percurso pois já estava de noite, mas o divertido mesmo são as esquetes que acontecem nos vagões durante o passeio, vários atores entram e saem contando suas histórias com aquele sotaque italiano, cantando e dançando músicas típicas etc, e, claro, servindo vinho! De lá voltamos à Gramado (é relativamente longe, e estávamos bem cansados) como os restaurantes estavam fechados acabamos comendo em um posto mesmo (lanche de microondas...kkkkkkkk).
Epopéia Italiana

Vinícola - Bento Gonçalves
Vinícola Miolo
Maria-fumaça - Bento Gonçalves
Chegou nosso terceiro e, infelizmente, último dia em Gramado, e fomos com o Paulinho ao Snowland (parque de neve inaugurado ano passado), o preço do ingresso é salgado, mas vale muito a pena!! O parque tem uma pista de patinação no gelo e algumas lojinhas na entrada, entrando eles fornecem uma roupa de neve, luvas, capacete e então podemos adentrar a montanha de neve, o tempo de permanência é ilimitado, porém é aconselhável ficar no máximo 2 horas por causa do frio. Acredita, a montanha é de neve mesmo, não sei como recriaram este ambiente, mas ficou ótimo! Tem esquibunda, dá para fazer anjinho de neve e tem uma cafeteria que vende um chocolate quente muito bom (acredite, é muito frio na montanha, cerca de -3 graus, o chocolate quente é quase que indispensável), quem nunca viu neve acha o máximo, e é mesmo, depois dá p/patinar no gelo por tempo ilimitado, é só pegar a fila, tem também um ambiente para crianças com alguns brinquedos, jogos, fantasias. O ambiente é todo temático misturando montanha e neve. Achei a idéia dos donos excelente e o parque muito bom, vale a pena.

Snowland - montanha de neve
Snowland -pista patinação no gelo
Sopa de Capeletti - Gramado
Desfile de Rua - Natal Luz Gramado
Depois voltamos ao centrinho de Gramado e provamos uma sopa de capeletti, bem típico, uma delícia, caminhamos pelo centro, compramos mais chocolate, vimos mais um desfile de natal, só que diurno, e voltamos à Porto Alegre para deixar meu concunhado no aeroporto. De lá tentamos chegar à Arena do Gremio para assistir uma partida de futebol, mas nos perdemos e não deu muito certo.

No dia seguinte conhecemos melhor Porto Alegre, almoçamos em um restaurante chamado Barranco (www.restaurantebarranco.com.br) que serve um lombo de porco com farofa de queijo sensacional! Visitamos alguns pontos turísticos de Porto Alegre: shoppings, praças, parque, a rua mais bonita por sua árvores, mercado municipal, tomamos um sorvete na Banca 40 (turística, serve uma ótima bana split) e, por último, fomos assistir ao famoso pôr do sol à beira do Guaíba, lindo e emocionante!

No outro dia, antes do vôo, ainda conseguimos ir até o Platinum outlet (em Novo Hamburgo) para fazer umas comprinhas, o outlet é enorme e até que é bom, tem muita marca famosa, mas os preços ainda são um pouco salgados.

E este é o final do relato da viagem ao Rio Grande do Sul, ficamos de 13 a 17/11, achei pouco tempo p/conhecer muita coisa e fiquei com gostinho de "quero mais", mas quem sabe em 2014 eu volto p/fazer os passeios que não consegui, como assistir ao espetáculo Korvatunturi (dizem que é o máximo) o show de fogos do Natal Luz, alguns parque de Gramado, como museu de cera e alpen parque de Canela entre outros. Apesar de conhecer vários parques em um mesmo dia, acredito que uma semana seja um bom tempo para permanecer lá. Quero dizer também que o passeio a Bento Gonçalves é uma delícia, mas é bem cansativo, pois a estrada é meio perigosa (cheia de curvas), portanto se tiver oportunidade de fazer este passeio com alguma excursão ou operadora, acho mais recomendado.

Quero agradecer aqui à Jocelaine Santucci que nos recebeu tão bem em sua casa, nos mostrou as cidades, os pontos turísticos e foi uma excelente guia...Valeu Jô, voltamos em breve guria, bah tchê!