VITÓRIA, GUARAPARI E VILA VELHA - TURISMO CAPIXABA

Data da viagem: 27/02/14 a 03/03/14

Nossa última viagem foi para praias capixabas, na verdade sempre tive vontade de conhecer Itaúnas (praia de forrozeiro) mas descobri que fica bem longe de Vitória e é necessário pelo menos 2 dias, sendo assim, como tínhamos apenas 5 dias de viagem, resolvi deixar para outra oportunidade.

Fomos em 2 casais, assim que chegamos no aeroporto de Vitória pegamos um carro na localiza e saímos rumo Guarapari, reservei a pousada Bem-te-vi na praia de Setiba. A praia é linda, praticamente deserta, porém fica distante do centro de Guarapari, a pousada é um charme, tem uma prainha privativa ótima e limpa, cujas tartarugas nadam livremente (avistei várias), os quartos superiores são amplos, tem uma linda vista, no nascer ou pôr do sol é lindo, só achei estranho o fato de o banheiro ser estilo "cozinha balcão", vai entender...rs...mas não atrapalha pois estávamos em casal. O café da manhã também é farto e, apesar de não lembrar em nada o café da manhã de grandes hotéis, não deixa a desejar na variedade de frutas.

Fim de tarde em Meaípe
Guarapari é bem parecido com Baln Camboriú, as praias são de pedra o que as torna bonitas, mas difícil de nadar. A primeira praia que fomos foi Meaípe, a rua da orla dessa praia é de terra, portanto é bem rústica, na orla há alguns bares e restaurantes, entre eles o Cantinho da Curuca (bem famoso na região), porém achei o preço alto. Comemos uma típica moqueca capixaba num restaurante chamado Peixada do Irmão, estava bem servida e o preço é razoável, muito boa a moqueca.

Moqueca

No dia seguinte decidimos fazer um mergulho, o barco sai de Guarapari e nos leva em alto mar, até a ilha do farol. O mergulho para iniciantes custou R$190,00 com fotos pela operadora atlantes, para quem não tem a formação em mergulho (meu caso) o mesmo é feito em até 12m de profundidade, acompanhado de um instrutor que fica todo o tempo ao seu lado e ficamos aproximadamente 20 minutos embaixo d'água. Ao redor da ilha é repleto de corais o que torna o mergulho bem bonito, principalmente pela quantidade de peixes ornamentais que visualizamos,  pude chegar pertinho de uma moreia, há uma bike toda quebrada, tiramos várias fotos; este foi um dos pontos altos em Guarapari e passeio que mais gostei, já que adoro mar. Utilizamos a operadora de mergulho ATLANTES, vale a pena! O barco ainda faz uma parada acima do Victoria (navio naufragado para criar um recife artificial), mas este mergulho é autorizado somente para quem tem certificado. Esperamos os mergulhadores voltarem e retornamos à orla. No barco também são servidas frutas, água, refrigerante, bolacha água e sal. O passeio enjoa bastante (e olha que estou acostumada a andar de barco, escuna, navio...mesmo assim tive que tomar um dramin), portanto quem tem problemas de estômago não aconselho o passeio.

Depois do passeio almoçamos em um restaurante perto do píer chamado Porto do Sol, um peixe assado que estava delicioso e o preço bacana. A tardinha aproveitamos as praias, entre elas a dos namorados, das castanheiras. Optamos não ir na praia da areia preta, que tem areia medicinal, mas ouvi dizer que vale a pena.

Ilha do Farol
Guarapari
Praia das Castanheiras

A noite jantamos no restaurante GUARAMARE, premiado e eleito e melhor restante de pescados do mar desde 85 pelo guia 4 rodas. A casa tem ambiente finíssimos, as mesas são grandes e muito bem decoradas, lembra um castelo medieval. O cardápio é distribuído e os pratos são cobrados por pessoa (um misto de peixe, camarão e lagosta custa R$150,00 p/pessoa, acompanha arroz, macarrão, salada, uma entradinha que lembra bruschetta e é extremamente bem servido, vem tanta comida que daria para alimentar uns 4 casais). O próprio sr Vicente (macedônio, dono do restaurante e chef) vem até a mesa nos sugerir alguns pratos e ainda afirma "muito tempero agride o sabor do pescado". Para acompanhar um vinho português (Mateus).  Enfim, chegaram os pratos e nos surpreendemos, as lagostas (uma para cada um) estavam deliciosas, o peixe é um dos melhores que comi na vida, todos assados na brasa e não levam sal, meu esposo saboreou uma paella sensacional (só não comi mais pois não conseguia)...realmente a casa faz jus à fama e, apesar do preço relativamente salgado, vale muito a pena.

Guaramare

Após nosso jantar maravilhoso voltamos à pousada e descansamos, pois no dia seguinte iríamos a Vitória. No terceiro dia aproveitamos a praia privativa no período da manhã, conversamos com um pescador, muito simpático. Nadamos e, acreditem, diversas tartarugas marinhas nadaram ao nosso lado, quando menos esperávamos elas apareciam bem pertinho, sem medo do ser humano, achei fantástico!

Setiba
Setiba - vista do quarto
Praia privativa - pousada bem-te-vi

A tarde seguimos rumo à Vitória, no caminhos paramos na fábrica de chocolates da Garoto, a visita é cobrada e tem uma série de restrições (estar usando calça jeans etc) resolvemos não fazer a visita na fábrica e apenas parar na loja, os chocolates são mais baratos e tem alguns itens que não encontramos em mercado convencional, compramos batom e bombom mundy por kg (imagina só que delicia). Em Vitória, nos hospedamos no Ibis, achei o hotel barato, bem localizado, o quarto é bem pequeno e limpo e o atendimento "mais ou menos", o que já é de se esperar de um Ibis, o maior transtorno foi o estacionamento que é terceirizado e simplesmente não tinha vaga para nós. Café da manhã péssimo (R$12,00 p/pessoa), ruim mesmo.

No final da tarde fomos à Vila Velha e ficamos na praia da Costa, achei muito boa a praia lá. No fim do dia comemos um lanche e fomos à feirinha de artesanatos (parece com a que temos aqui no litoral sul), achei desorganizada a feirinha de Vila Velha.

No dia seguinte, visitamos o convento da penha, vale a pena subir de van (R$2,00), pois a caminhada até o convento é longa e íngreme, lá de cima a vista é sensacional, vê-se a ponte que liga a Vitoria e quase todas as praias. Depois resolvemos conhecer algumas praias do norte e pegamos a estrada, foi um fiasco, as praias estavam lotadas e não eram bonitas, definitivamente não valeu a pena.

Voltamos à Vila Velha e ficamos na praia de Itapoã (praia de tombo, achei bem perigosa, mas é muito bonita) e Itaparica, por lá almoçamos no restaurante Regina Maris que serve uma ótima moqueca capixaba, os pratos são bem caprichados! A noite fomos à feirinha em Vitória, maior e mais organizada que em Vila Velha.

Convento da penha
Vista do convento da Penha

No dia seguinte visitamos o galpão das paneleiras em Vitória (onde fabricam panelas de barro), compramos panelas a um preço bem justo (R$15,00) e este tipo de panela só é fabricado lá no ES, o mangue fica ao lado, lotado de caranguejos... o lugar não é muito bonito e gera insegurança. Vendo tanto caranguejo me deu uma vontade tremenda de comer um, e saímos à caça do caranguejo antes do voo, foi aí que descobrimos o restaurante "ilha do caranguejo" (www.ilhadocaranguejo.com.br) parece muito bom, mas não comemos pois estava na época de reprodução do caranguejo e não podem pegá-los nesta época (assim como a lagosta), portanto, na ilha do caranguejo não tinha caranguejo!

Voltei para SP com vontade de comer caranguejo mesmo. O ES é bonito e  tem muita coisa para se visitar, claro que é pouco explorado pelo turismo, portanto torna-se um destino barato. Achei a água do mar lá extremamente gelada (gelada mesmo) e eu não gosto muito, mas o lugar em si vale a pena. Fiquei impressionada com o tamanho das porções de comida, eles comem muito bem por lá e o preço não é abusivo como em outros destinos. Enfim, até a próxima viagem...

Praia da Costa - Vila Velha

- Convento da Penha
- Galpão das paneleiras - Vitória

Avaliação da hospedagem:

- Guarapari - Pousada Bem-te- vi - preço justo, pousada charmosa, vista do quarto superior maravilhosa (fique neste quarto, não no standart)
- Vitória - Ibis Vitória Praia do canto - barato, quarto minúsculo, pia do banheiro junto com o quarto (sem divisão), café da manhã ruim, serviço ruim